28.11.14

MENÇÃO HONROSA PREMIO CANELEIRO DE ARQUITETURA SUSTENTÁVEL

O Prêmio Caneleiro de Arquitetura Sustentável foi uma realização da Prefeitura Municipal de Teresina, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hidricos (SEMAM) em parceria com o Departamento do Piaui do Instituto de Arquitetos do Brasil. O anúncio da premiação foi feito no workshop Teresina Sustentável - Ação Centro. 

O desafio de desenvolver um projeto que atendesse a necessidade de edificações funcionais e de baixo custo com o mínimo de agressões ao meio ambiente despertou interesse no grupo de arquitetos membros da equipe. 

À princípio, veio o temor de meramente repetir-se os clichês em voga no mercado. No entanto, após várias discussões em grupo e reflexões individuais, chegou-se a conclusão que a arquitetura em si, justifica-se na não agressão ao meio que a envolve assim como na adequação da solução construtiva aos condicionantes resultantes das necessidades advindas das tarefas assim como às exigências do meio. Partindo-se deste raciocínio chegou-se a conclusão de que a arquitetura quando elaborada de forma coerente e comprometida torna-se naturalmente sustentável, pois não agride o meio natural dessa forma preservando-o para as gerações futuras.

O edifício foi projetado com módulos de 7.2m x 7.2m baseados na dimensão ideal para uma sala de aula. Outro pensamento derivou-se da observação dos edifícios teresinenses. A arquitetura de Teresina encontra-se “despida” de qualquer proteção contra a forte insolação característica desta zona.

O concurso pedia um edifício modelo que sirva em diferentes épocas do ano, e em diferentes direções, sendo importante a criação de proteções diferenciadas para diferentes implantações, considerando-se que a tipologia e o partido arquitetônico exigem um edifício alongado, prevalecendo o direcionamento da edificação no sentido norte-sul, ou leste-oeste. Com esse raciocínio pensou-se em trabalhar com brises verticais e horizontais, contudo, quando o gráfico de máscaras foi sobreposto à carta solar de Teresina percebeu-se que não haveria a necessidade de brises verticais, tomando-se como referência o dia 22 de dezembro, dia em que a fachada sul receberá uma insolação maior que em todos os outros dias do ano. Considerando-se que várias escolas serão construídas pode-se prever um benefício em grande escala. 
 Este trabalho foi uma parceria com os arquitetos Moises Luz e Nestor Castro, a vocês nosso agradecimentos.